Monday, June 23, 2008

O S. João

A noite de S. João é fantástica! Tenho grandes recordações deste dia/noite.

Tudo começa com o jantar: o típico churrasquinho de sardinhas (blhack), fêveras, pimentos, sem esquecer as batatas fritas ou o arroz branquinho a acompanhar; as sobremesas; e mais tarde na noite, o típico caldo verde.

Os balões lançandos no ar; as cascatas de S.João; os martelinhos multicolores; o alho-porro (yuuuk); as fogueiras e os malucos que as saltam; os bailaricos de S. João em cada freguesia com concertos horriveis, mas que nesta noite até conferem um certo encanto; o fogo de artifício...... enfim, tudo isto faz parte de uma noite bem passada no Porto, de 23 para 24 de Junho.

A noite de S.João fica para sempre gravada na memória de qualquer adolescente tripeiro, por ser, normalmente, a primeira noite que se pode passar fora de casa, sem que no dia seguinte se ouça um raspanete dos pais. Claro que agora não deve ser bem assim, pois os jovens saem à noite quando lhes apetece a até às horas que querem.

No meu caso, como sou da velha-guarda, ainda me lembro da minha primeira noite de S. João que passei com os meus amigos e amigos de amigos e amigos de amigos, éramos inúmeros, chegava-se a um ponto que já não se sabia quem fazia parte do grupo. Na altura só cheguei a casa às oito da manhã, deveria ter uns 13/14 anos. Na altura lembro-me que saí da Foz, local onde residia, fui até à Câmara, Ribeira, Câmara novamente, Foz, Matosinhos, Foz.
Andei que me fartei, mas diverti-me imenso.


Este ano já ofereci alguns manjericos, nomeadamente aos meus alunos estrangeiros, que adoraram. E vocês, já ofereceram algum?


BOM S. JOÃO!
Nota: Na impossibilidade de dar um manjerico verdadeiro a cada um, o manjerico da imagem é uma oferta a todos os visitantes deste blog, principalmente aos alfacinhas :)

2 comments:

Caetana said...

Como te compreendo... o S. João também foi a primeira noite em que cheguei a casa de manhãzinha e ninguém berrou comigo!!! Só me lembro de estar na Foz, de manhá, de olhos quase fechados e um sol muito forte... hihihihi

Blondie said...

ehehhehehe
Acho que as recordações de S. João devem ser todas parecidas :D
Beijocas