Tuesday, March 06, 2007

Ditaduras

Desde ontem que tenho sido obrigada a doptar a nova versão Beta do blog. Sendo bastante tradicional e apegada ao passado, eu não queria muito esta mudança, nem a via com bons olhos, causando-me bastante dor no meu pobre coraçãozito, uma vez que tenho assistido a muitas queixas por parte dos utentes da nova versão. No entanto, hoje fui obrigada a fazê-lo sob a pena de não voltar a postar. A isto chamo DITADURA BLOGUISTA!! Então e a liberdade de escolha dos bloguistas? Achei indecente!

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

A possível abertura do Museu Salazar em Santa Comba criou uma confusão hilariante. Eu digo hilariante, porque sempre que se fala em Salazar fica tudo muito incomodado e eu acho uma certa graça a esta reacção dos portugueses. Sim, porque em Portugal só houve heróis, pessoas boas; as características negativas ficam para os Americanos... cá em Portugal é tudo bonzinho e vamos varrer o que houve de mal ou de menos bom para debaixo do tapete.
Achei particularmente graça a uma senhora que disse, a propósito dos manifestantes, "Esta gente num devia vir para aqui fazer barulho! Nós também não vamos à terra deles fazer barulho!" - Esta senhora tem toda a razão, fazer barulho só na nossa terra!
Outro Senhor, entrevistado, disse e muito bem "Concordo com o museu para que as pessoas vejam o que foi feito de bom e de mal pelo Salazar. E para que o mal não se repita!" - Ora até que enfim um comentário inteligente!!!
Já referi aqui, mais do que uma vez, que não sou a favor de regimes ditatoriais, mas este tipo de iniciativas são extremamente pedagógicas. No meu entender é preferível ter um Museu Salazar na sua terra natal, que um Museu Carmen Miranda em Marco de Canavezes!!

1 comment:

fada*do*lar said...

Pois é. O Blogger é ditador! >:(
Mas ao princípio parece pior do que é e aparentemente a tua casinha parece não ter sofrido danos.

De resto sou forçada a discordar das tuas palavras, sem ser só pela minha óbvia preferência pela actriz dos cachos de banana em detrimento do nosso ilustre ditador.
Um museu dedicado a Salazar nos propósitos que se prevê é um disparate, uma aberração!
Apesar de cheias de boas intenções as palavras do sr. entrevistado não me parecem que venham a ser concretizadas. Na perspectiva da demonstração do mal... Tão fanática e ignorante população jamais o consentiria.
Qualquer coisa que ali surja será sempre em louvor da memória do "herói", não em memória daquilo que também não devemos esquecer.
E para mantermos essas realidades bem vivas sabemos que também existem "museus" das vergonhas humanas, como por exemplo o do Holocausto, mas seguramente o conceito é muito diferente...