Sunday, March 04, 2007

The Art of Jogging!!

Nunca fui grande adepta de desportos praticados entre quatro paredes. Por isso ginásios nunca foi muito o meu forte. Como quase com toda a gente, já vivi aquelas alturas em que se está quase , quase, quase para inscrever num ginásio... mas depois arrependia-me da ideia.
O que gosto mesmo é de correr ou caminhar, principalemente à beira-mar. ADORO, ADORO, ADORO. E comecei a fazê-lo, novamente, há duas semanas atrás. O mais surpreendente foi reparar que afinal até estava em razoável forma física, pois pensei que nos primeiros dias me fosse custar mais cumprir o trajecto.
No entanto existem regras a cumprir:

1º A vestimenta:
As calças de fato de treino, o top, as sapatilhas confortáveis e o boné (de preferência cor-de-rosa), são peças fundamentais para se praticar o bom jogging. Eu sei que vamos suar, mas podemos suar com estilo, verdade? Por isso, toca a combinar bem as peças de roupa. Não é por estarmos a praticar desporto que vamos todos esfarrapados. Para quem tem olhos sensíveis, os óculos de sol são igualmente fundamentais.
Depois existem umas coisas que dão muito bom correr que são as chamadas meias de ginástica!!! Eu não sabia da existência destas meias, ou por outra, não me tinha apercebido que elas realmente faziam assim taaaanta diferença. É nestas alturas que os elementos do sexo masculino dão muito jeito, é que eles avisam para a existência destas coisas.

2º Os acessórios:
O acessório essencial é um leitor de mp3. Mas vejam quem foi a última pessoa a andar com o vosso leitor, é que a meio da corrida podem ter alguns sustos musicais. A banda sonora é essencial para manter o ritmo, eu gosto de ouvir Daft Punk, Goldfrapp, Deep Dish, David Guetta, Martin Solveig,... entre outros.

3º O acompanhamento:
Tal como na culinária pode optar-se pelo arroz ou pelas batatas fritas, também no jogging há quem prefira levar ou animais ou pessoas. Eu respeito as duas opções.
Mas se levarem pessoas, tomem previamente conhecimento da forma física do acompanhante; senão duas situações podem ocorrer. Se o acompanhante está em melhor forma física que nós, somos arrastados pela rua fora sem dó nem piedade, com a língua de fora, implorando que se faça uma pausa. Se o acompanhante está em pior forma física, não vai ser grande companhia, pois temos de continuamente olhar para trás, ou até mesmo voltar para trás para ter a certeza de que a pessoa está bem ou se já caiu estatelada no chão.


Os resultados de correr (caminhar) são excelentes e aconselho a toda a gente de todas as idades, ficamos mais resistentes, respiramos melhor, o nosso corpo fica firme, o nosso coração agradece e até a boa disposição aparece! Um mar de vantagens!

14 comments:

Anonymous said...

Jogging é bom, além das vantagens físicas ainda se fica com uma corzinha...só é péna que o tempo agora esteja outra vez instável.....e as meias de desporto não são só para se ficar pé de gesso...além do mais hoje em dia já as há de várias cores:)

B.A.B.E. said...

e sitios? que percursos sugeres?

sempre achei o jogging uma parvoíce pegada, mas como odeio ter preconceitos, ando com vontade de experimentar!

B.A.B.E. said...

acabei de reparar no pequeno grande pormenor "Location: Matosinhos, Porto, Portugal"

ups!

bom, temos sempre o intercidades... ;)

Blondie said...

Anonymous,
claro que sim... existem meias de diversas cores e tamanhos, pessoalmente gosto daquelas que apenas tapam o pé...esqueci-me do nome... :O
Beijinhos

B.a.b.e,
benvinda!!
Antes de correr também pensava como tu. O simples facto de ir para a avenida correr não me atraía nada, pelo contrário... fazia-me uma certa "espece". Mas desde que experimentei, mudei muito a minha maneira de ver o jogging e fiquei fã :)
Para mim os melhores sítios são à beira mar, claro que a minha terrinha presta-se muito a isso, pois está à beira mar plantada. Ou então sugiro um local cheio de árvores em bastante contacto com a natureza, tipo parque da cidade, também se torna bastante agradável! Experimenta e depois conta ;)
Beijocas

Anonymous said...

nada como o exercício físico....

Anonymous said...

Tudo isso é muito bonito, gostei de algumas das observações ah e tal, agora, não me convence é que o boné cor-de-rosa dão estilo...;)

Cecília said...

Já vi que te juntaste ao grupo!!
Muito bem!!!!!!
E, para mim, esse é um momento para estar só...com a música nos ouvidos e a cabeça a mil.
Beijos!

Blondie said...

Tùlio Hostilio,
benvindo!! É bem verdade, mente sã em corpo são!! :)
beijinhos

Bem Visto,
mas que observações ah e tal... num percebi!:)
O boné rosa é um "must"!!!
beijinhos

CordonBleu,
eu já corro há dois anos. Mas só comecei, neste ano de 2007, há duas semanas atrás. É excelente até mesmo para a alma... é bastante relaxante e permite a introspecção. Pelo menos eu costumo reflectir imenso durante as corridas.
Beijocas

Bruno, The Master said...

cá pra mim és tu que andas a assustar os patos do parque da cidade...
diz-se que a população está a diminuir!!!

Quanto ao jogging pode ser que te veja por ai, não faço jogging mas de vez em quando vou ao Lais ver a malta do Kite...

Se vir um boné rosa, com um pato bravo debaixo do braço ja sei!!

Blondie said...

Bruno,
lolololol
mas eu sou tão amiga dos animais!!! Eu não faço mal aos patinhos. Embora no passado gostasse de ir ao parque dar coças aos sapinhos :)

És tu que costumas estar em frente ao lais? Se calhar já te fotografei!! :-D
Houve um dia que o céu estava lindo, cheio de kites, então pus-me a fotografar da minha janela.

E eu se vir um rapaz verde, já sei quem é!!! ehehehe deves ser fácil de localizar!! Já eu nem sempre vou de boné, nem sempre levo o pato debaixo do braço! ihihih

Beijocas

Anonymous said...

O boné tem mesmo de ser rosa???
Pode ser branquinho ou verde?? :-D

Blondie said...

Kitty,
naaaa, brincadeirinha!! Pois eu tenho bonés de outra cor :-D
Por isso estás à vontade :D o branco também é uma excelente escolha!!

Eumesma said...

Hummm..muito bem visto esta análise ao Jogging eheheh

Pessoalemnte não aprecio mto Jogging, prefiro pedalar por aí, numa bicicleta, mas que faz bem isso deve fazer.

Qualquer exercicio fisico faz bem desde que se esteja motivada para o fazer...:-)

Bjs

Blondie said...

É isso mesmo!! Seja de bicicleta, seja a pé :) o importante mesmo fazer exercício físico!!
Bjs