Tuesday, June 24, 2008

Novo doce de S.João

Para novo doce a apresentar na noite de S.João recomendo Tarte de Banana.
Na indecisão de saber o que levar como sobremesa na noite de S.João, lembrei-me de fazer uma tarte de banana que, modéstia à parte, ficou muito boa.
Não é que adooooore cozinhar, gosto principalmente de experimentar e inventar algo novo e diferente na cozinha. E acho que fica sempre bem, quando somos convidados para uma refeição, levar qualquer coisita, um petit rien, um little nothing, um pequeno nada.
Na ausência de fotografias da minha rica tarte, fica a receita a qual "roubei" algures na net.

Ingredientes:
10 bananas
1 limão
325 g de farinha de trigo
manteiga
4 colheres (sopa) de açucar
1 pitada de sal fino
açucar e canela moída para polvilhar
1 gema
Preparação: Descasque as bananas, corte-as em fatias enviezadas e regue com sumo de limão para não escurecerem. Dentro de uma tigela, amasse a farinha com 200 g de manteiga, o açucar e o sal. Vá adicionando água e amassando até obter uma massa uniforme e espessa.Deixe em repouso durante 30 minutos no frigorífico.Derreta a manteiga numa frigideira e frite os pedaços de banana dos dois lados. Escorra o excesso de gordura.Unte com manteiga uma tarteira que vá ao forno e à mesa. Forre com um quarto de massa estendida. Por cima, espalhe algumas rodelas de banana e polvilhe com açucar e canela misturados.Repita as camadas até terminar os ingredientes. A última camada deve ser de massa.Corte as beiras e pincele a superfície com gema batida, polvilhe com açucar e leve ao forno até a massa cozer.

2 comments:

MEHC said...

Ummm, apetece mesmo experimentar, aqui com as belas bananitas da Madeira!:P

Blondie said...

E é muito bom!!! Então com bananas da Madeira ainda deve ficar melhor!