Tuesday, January 16, 2007

Fotografia Tipo Passe


Para mim existem algumas situações desconfortáveis e uma delas é tirar a tão chamada fotografia tipo passe.

Ontem acompanhei alguém até ao fotógrafo para tirar a tal fotografia tipo passe. Entramos e uma senhora simpática, a comer, antendeu-nos. A pessoa que eu acompanhava disse que queira tirar uma fotografia tipo passe de qualidade, obtendo o mínimo de fotografias possível, pois na verdade só necessitava de uma. Mas a senhora disse logo que o mínimo eram 8 fotografias.
(Bolas! - pensei eu - já não basta ficarmos mal neste tipo de fotografias e ainda levamos oito cópias para casa!)

Já no momento propriamente dito de tirar a fotografia reparei que a pessoa, que eu acompanhava, estava a sentir o mesmo que eu sinto estando na qualidade de fotografada para fotografias tipo passe, ou seja, aquela sensação de desconforto de não saber que expressão facial fazer. (Acho que começo a perceber a Gioconda!)

É difícil sentirmo-nos confortáveis quando estamos a tirar uma fotografia tipo passe. Estamos ali, encostados a uma tela, sentados num banco, com uma máquina mesmo em frente à nossa cara.
Que cara é esperada que façamos? Se nos rimos demais, receamos parecer uns patetas alegres. Se nos rimos de menos, corremos o risco de transparecer tristeza ou antipatia.... afinal que cara devemos fazer quando estamos a tirar a fotografia tipo passe?
Acho que devia haver uma medida certa, padrão! Uma medida para o sorriso ideal, para a postura ideal e para a abertura dos olhos ideal.
É que senão é sempre um constrangimento!

Já agora sugiro que se mude o nome destas fotografias! Chamá-las de fotografias tipo passe, já está um pouco ultrapassado. Eu opto por fotografia tipo BI, não é muito original, mas é capaz de pegar!

9 comments:

Cecília said...

Eu fico sempre com cara de pateta alegre...ando sempre a sorrir, por isso devo mesmo ser isso. Tenho a mania de ser simpática.



LOLOL


Ps: Ontem estive lá, esperei, mas como não te vi e entretanto fiquei naquela fase do João Pestana, retirei-me.

Sofia said...

A pior parte é quando o fotógrafo diz "não pisca". Aí você força para não piscar e sai na foto com os olhos arregalados, com cara de quem acabou de ver assombração.
Abraços,

Anonymous said...

o truque é fazer a cara que se quiser, e depois nunca mostrar o BI ou o cartão em causa a ninguém conhecido...:)

Anonymous said...

De facto essas fotos são sempre uma chatice, mesmo as pessoas giríssimas como é o nosso caso, ficam horríveis! :-D

Beijocas

Blondie said...

Cordonbleu,
tu não tens a manina.. tu ÉS simpética :D
Quanto ao resto já sabes o que me aconteceu ;)

Sofia,
eheheheheh é mesmo!!!
Beijocas

Bem Visto,
isso até era uma boa ideia, mas depois existem aquelas pessoas curiosas que querem ver tudo :D

Kitty,
true!!! ehehehe :D
Beijocas

Anonymous said...

convencidonas..;)

vinte e dois said...

Eu não me preocupo muito como fico nessas fotos... por muito que me esforce, fico sempre com cara de parvo! ;D

MEHC said...

Ih, detesto fotos da minha-pouco-atractiva-pessoa!Só se tirassem foto do que somos, por dentro, não tipo Raio-X, mas das qualidades que temos no coração, na cabeça, por aí...de resto fujo, só quando não posso evitar.Fico sempre mal. O meu pai dizia que os fotógrafos não podem fazer milagres...mas isso era naquele tempo, agora até podem, têm photoshop e tudo. Podiam dar-nos um geitinho (pelo menos a quem precisa, como eu...).

Joana Homem da Costa said...

LOOL! Hilariante! Concordo...tipo passe é antiquado, fotografias tipo BI muito mais original! :)
Bjinhos