Thursday, July 20, 2006

Romantismos



Uma vez fui chamadade romântica... por uma voz tremida que veio do fundo da sala, de alguém que ainda possui o síndrome de aluno... o síndrome de se sentar o mais ao fundo possível na sala, talvez por receio do orador.
Então disse "a colega tem uma visão romântica".
Isto porque eu havia mencionado que cabe a nós, professores de Inglês no 1º ciclo, modificar a visão que a comunidade escolar tem das aulas de Inglês. Ora palavras que disse... pimba recebi o carimbo de romântica... por alguém que se intitulou de minha colega.
Eu sei que existem escolas e alunos complicados de lidar.. eu própria já fui parar a uma escola recheadinha (tal qual piñata) de alunos "difíceis", os quais não tinham regras, o que era compensado com o seu vocabulário extensíssimo (de calão); os quais à mínima coisa insultavam-se, ameaçavam-se e faziam uma constante referência à "armação" dos pais.... tudo isto, diga-se, em plena aula. Mesmo assim, nestas condições, lá fui endireitando as coisas e instalar as minhas regras - "diz que é por ser romântica" :)
Essa "minha colega" tinha o cabelo pintado de loiro, perante tal realidade não evitei pensar... será que uma morena quando se transforma em loira perde o poder de acreditar??? Será que a tinta loira camufla a sua esperança de modificar um "cadito" que seja o estado das coisas?....
Posto isto, acho que vou juntar-me a um dos pioneiros do Romantismo em Portugal e autor que muito me apraz... o Camilo.. não, não é o Camilo da série "Camilo & Filho"... embora, estando este casado com uma mulher 30 anos mais nova, acredito que o senhor possua muito romantismo... estou a referir-me ao Camilo Castelo Branco, esse grande ícone da literatura portuguesa. Aquele que era apaixonado por Ana Plácido ( a Catarina Furtado da época eheheheh).
Camilo Castelo Branco foi um dos pioneiros do Romantismo em Portugal.. talvez eu seja a última das românticas.... QUE ROMÂNTICO... passo a redundância.

10 comments:

Anonymous said...

Que nunca te falte a capacidade de sonhar...

Blondie said...

Anonynous:
Amén :D e já agora espero que ainda tenhas essa capacidade... the sky is the limit... or maybe there´s no limit for human dreams...

Margarida said...

Já que gostas de citações, cá fica uma das minhas favoritas, porque eu, ao contrário das más línguas, sou também uma romântica, no sentido que descreveste. Tenho pena dos que não são.
"Dreams come true; without that possibility, nature would not incite us to have them" - foi o senhore John Updike que disse, e eu amo que ele o tenha dito.
**

Blondie said...

Sim, eu sei que também pertences ao clube dos últimos dos românticos... daqueles que ficam com pele de galinha só de pensar naquele célebre discurso "I had a dream..." :)
Adorei a tua citação.. continua "faxabor" :)
Beijitos

Anonymous said...

Parabéns pela tua capacidade de sentir e sonhar; continua assim!!!sempre acreditei em ti desde que nasceste!!!Beijos;

Blondie said...

José Ferreira:
Obrigada pela confiança ;)
Beijinhos

Anonymous said...

Tb sou prof. de inglês, mas agora, no fim da carreira, o horário está preenchido só com alemão, que prefiro.
No secundário. Vai lá ao meu blog para saberes aonde.

Blondie said...

Emília:
Que coincidência:D
Eu também já ando com saudades de dar aulas de Português e ao 3º ciclo.

Anonymous said...

Very best site. Keep working. Will return in the near future.
»

Anonymous said...

Great site lots of usefull infomation here.
»