Monday, May 28, 2007

SMS

A juventude anda perdida... já nem uma simples mensagem sabe mandar em condições.

Há dias recebi a seguinte mensagem de um jovenzinho, explicando do 11º ano, a qual passo a transcrever "ipsis verbis":



"Ola..tudu bm?? è pa avisar k eu oj n vo pder ir a xplikaxao..n m da jeitu..vo ter una fxt d anux..ok?bigad e te pa xmana!!



Uma coisa é usar abreviaturas, isso também o faço para poupar espaço na mensagem, outra coisa é não ter respeito nenhum pela Língua Portuguesa... é escrever mau Português, sem necessidade nenhuma! O problema é que, inconscientemente, os jovens estão a interiorizar estas palavras e, quando chegam aos testes e outras situações de produção escrita, ficam admirados como foram capazes de dar tantos erros, na sua Língua Materna. Ora é algo que paulatinamente se vai interiorizando, sem que os jovenzinhos se apercebam.





Ohh valha-nos Santo Camões!!

13 comments:

Teresa said...

Heheh ... blondie, de facto tens razão mas a linguagem/dialecto dos jovens está a ficar cada vez mais "cerrado" e daqui a pouco só se entendem a falar entre eles ...

Anonymous said...

tens razão!

Gonçalo Veiga said...

Tenho que ser sincero: não acho muita piada à linguagem encriptada que hoje se utiliza por causa do advento dos telemóveis. Sempre gostei de ter o prazer de bem escrever e de soletrar bem as palavras e de procurar sinónimos e antónimos e de outros jogos que se podem fazer com as palavras! Mas, enfim...

Por outro lado, e talvez igualmente pertinente: não te faz confusão a utilização dessa linguagem generalizada para todas as pessoas, i.e. da mesma forma que mandam uma mensagem assim para um colega o façam para um professor ou pessoa menos próxima?

P.S. Xperu n tar a fikar kota k ixtu k tou a dzr! ;)

avelaneiraflorida said...

Mas o mais bonito de tudo é que isto está a contaminar tudo o que é gente!!!!

Este vírus...não se pode exterminá-lo????
Bjks

Rafeiro Perfumado said...

Pior são aqueles que não abreviam, limitam-se a substituir o "q" por "k", e isto em testes na escola! Era mas é um para de galhetas!

Anonymous said...

E o pior ainda é que mal dá para perceber...:) Agora, eu cá não sou de intrigas, mas diz que o senhor de santo não tinha muito...;)

minds said...

Tenho a manis de usar k em vez de c.... de escrever bjs em vez de beijos.... mas konfesso que essa msg k recebeste é quase chinês!!!!!

lol bjs

Anonymous said...

Ahahaha. Fartei-me de rir. Bem, essa bate todas as que já recebi. Não se percebe nada. :-D

Lobka said...

Concordo!
É como dizes, percebo o uso de abreviaturas para poupar nos caracteres, mas nunca percebi a mania de substituir o "s" pelo "x". Já substituir o "ch" pelo "x", parece-me compreensivel! Quando a minha irmã me manda sms's fico alguns minutos a tentar perceber...

Blondie said...

Teresa,
benvinda!!
É verdade! Daqui a pouco só mesmo eles é que etendem esta linguagem. Pelo menos ainda me demorou algum tempo a decifrar este código :)
Beijinhos

Cândida,
Benvinda!!
:)
Beijinhos

Gonçalo,
sim, tens toda a razão. A mim também me faz confusão que eles tratem toda a gente por igual. Qunado vi a mensagem nem queria acrditar que fosse para mim!!
ehehehhe não, não estás a ficar cota, muito pelo contrário... acho que as regras de boa educação nunca ficam desactualizadas. Devemos sempre ter em mente o tipo de receptor.
Beijinhos

Avelaneira,
Eu acho que se pode exteminá-lo, ou pelo menos reduzir. No entanto, cabe a TODOS professores, principalmente os de LP, ajudar nesta tarefa, e aos pais, claro!!! Mas lá estou eu a ser romântica...
Beijinhos

Rafeiro,
eu nem posso ver isso...dá-me uns neeeervos!!!
Beijinhos

Bem Visto,
ai sim???? ora conta lá o que sabes... agora que ninguém nos ouve:)
Beijinhos

Minds,
acho que chinês ainda era capaz de se perceber melhor:D
Beijitos

Kitty,
se tu não entendes...imagina eu..que sou loira :O eheheh
Beijinhos

Lobka,
exacto!! Eu tento poupar nas letras, mas nestes casos é que nem isso se verifica, é mesmo escrever mal por escrever!!!
Beijinhos

Eumesma said...

Concordo ctg, uma coisa é abreviaturas (tb as uso) , outra é assinar a nosso lingua...

Para entender este putos, é mesmo preciso é tirar um curso de português ehehhe

Bjs

Osc@r Luiz said...

Apoiada!
E o pior: esta "linguagem paralela" está tomando conta dos jovens de tal maneira que em pouco tempo será irreversível. Há que se combatê-la antes que seja tarde!

Joana Homem da Costa said...

credo! que mensagem! demorei até para conseguir perceber! Lol
Bjinhos