Monday, February 12, 2007

Próxima paragem no mundo fantástico da Literatura

O livro que escolhi para ler nos próximos tempos é o de D.H. Lawrence "Lady Chatterley´s Lover". Estou com expectativas elevadas sobre esta "masterpiece" da Literatura Inglesa de século XX.
Sei que retrata a "lonely, indecisive woman trapped in a sterile marriage and her persuasive lover".. huummm o que virá aí.

Regra geral, adoro literatura que retrate a mente feminina, tal como nas obras de Sylvia Plath, Virginia Woolf e o seu "Mrs Dalloway".
É nestas alturas que penso que a mente feminina é tão mais complexa e diversificada que a mente masculina.

Ai...D.H. Lawrence o poeta da sensualidade! O poeta que descrevia a sensualidade de certos frutos nos seus poemas. Acompanhou-me no 4º ano da faculdade, na disciplina de Literatura Inglesa III. O professor da disciplina era maravilhoso, pouco compreendido pelos meus colegas, pois entregava-se de uma tal maneira à poesia aos excertos que lia, que se esquecia que estava a dar aulas. Mas também, pensava eu, é esse o propósito da literatura (da arte) é dar-nos asas para voar, é conferir-nos o poder da abstracção.


Alguém, por aí, quer dar umas linhas orientadores para a leitura desta obra?

3 comments:

Jaime said...

Só uma: foi um homem que a escreveu, portanto não será totalmente fiável...

Boa leitura!

Blondie said...

Benvindo!!
ehehehehe se calhar até tens razão!! Depois, quando acabar o livro, eu digo se traduz o que as mulheres sentem ou não :-D
Obrigada!
Beijinhos

joaninha said...

Eu fiquei tão desiludida! Espero que tenhas mais sorte...