Tuesday, July 17, 2007

Black Sheep

Ontem estive a ver um documentário britânico interessantíssimo no canal2, não sei se alguém desse lado também assistiu.

Este documentário relatava uma série de aspectos sociológicos e psicológicos. Um desses aspectos residia no facto de as pessoas de uma sociedade, normalmente, tomarem uma determinada atitude, opção, de acordo com o que via os seus pares fazer. Daí explicavam a razão pela qual certos livros detestáveis chegam a best-seller. As pessoas de uma sociedade possuem, portanto, a necessidade de imitar, de partilhar os mesmos gostos, opiniões, escolhas e interesses que os seus semelhantes.

Mas, na realidade, se virmos bem as coisas a imitação sempre fez parte da nossa vida. A mimésis está sempre presente em nós, desde os nossos mais tenros anos; ora, aprendemos a falar, a gatinhar, a andar, e por aí fora, imitando os outros. Somos uns verdadeiros macaquinhos de imitação (isso lembra-me um jogo que eu adorava jogar em piquena, o "1,2,3, macaquinho de chinês" - já na altura uma visão futurista das crianças da minha geração, que, neste jogo aparentemente inocente, anteviam uma futura invasão de lojas chinesas, onde se poderia comprar macaquinhos...)

O que me "chocou" mais, foi numa situação em que, as pessoas, perante determinadas questões que, à partida, elas conheciam qual a resposta correcta, acabam por dar uma resposta errada propositadamente, quando notavam que seus pares davam outra resposta, que não aquela que sabiam ser a verdadeira.
No fundo, resume-se a ideia de aceitação pelos outros, que normalmente atribuímos à adolescência, mas que, pelos vistos, nos persegue, aterrorizando mentes, para toda a nossa vidinha terrestre.


Pois então apresento-vos a ovelha negra: Me, Myself, and I

Para mim um grande turn-off é, a título de exemplo materialista, quando estou para adquirir algo e alguém me diz "Boa escolha! Esse produto tem muita saída...até já é o último exemplar, ora veja bem a sua sorteeee!!!!". Perante esta afirmação vangloriante, eu... a típica consumidora por amor à primeira vista... desisto. Por isso, funcionários queridos das nossas lojas, quando me virem digam o seguinte (mesmo sendo mentira) - "Escolheu um produto que nunca antes, em tempo algum, alguém sequer olhou para ele... boa escolha!!"

Mas claro que quando se gosta..."meu amigo"... andamos todos iguais e a falar das mesmas coisas... boriiing but c´est la vie!

E agora, com licença, vou corrigir testes que a minha vie não é isto! :-D

3 comments:

avelaneiraflorida said...

EStás a ver porque é que eu só entro...em LIVRARIAS??????

POis, porque aí eu LEVO MESMO O QUE QUERO!!!!!!!!

Muitas vezes, levo mais coisas do que quero...mas não desisto!!!!

De resto, supermercados e afins...NEM PENSEM em ofertas, promoções, marcas não sei quÊ...EU È QUE ESCOLHO!!!!
SOU mesmo uma péssima CONSUMISTA, no sentido que os fazedores de marketing querem....

BJks

Gonçalo Veiga said...

Daí aquelas modas do Snoopy e agora da Kitty ;)

Se gostaste do programa dá uma vista de olhos aqui:

http://en.wikipedia.org/wiki/Social_psychology_(psychology)#Social_influence

E se queres mesmo ficar assustada lê esta:

http://en.wikipedia.org/wiki/Milgram_experiment

Como escreveu o nosso amie Sartre:
"O inferno são os outros."

Blondie said...

Avelaneira,
nesse aspecto somos parecidas. Eu consumo o que quero, não há cá marcas, ne publicidades maravilhosas, nem promoções alucinantes.
O problema é que me sinto consumista no sentido de gostar de comprar as coisas que gosto :) é tipo amor à primeira vista.

Com os livros passa-se mais ou menos o mesmo... ou já tenho uma ideia ou autor definidos, ou então depois de ler um pouco, se gostar, tenho de o comprar!!! :-D

Boas compras e Beijocas!!

Gonçalo,
obrigadíssima pelas dicas, vou segui-las religiosamente! por acaso gosto muito deste tipo de reflexões.
Obrigada!!
Beijinhos