Monday, October 30, 2006

Agentes Secretos

Eu tenho para mim... que existem dois agentes secretos, felinos, habitando a minha casa.

Agente nº1

Nome: Kitty Maria (A Comunicadora)
Idade: 4 anos
Passatempos preferidos: apanhar banhos de sol; dormir, afiar as unhas no tapete da sala; beber água da torneira.
Comida Preferida: Atum, fiambre e biscoitos
Atitude Suspeita: Comunicação com as gaivotas.
As gaivotas pousam na janela da cozinha e a Kitty, numa atitude extremamente suspeita, salta para a berma da janela e inicia a sua comunicação. A comunicação é feita através da emissão de sons, que mais parecem código morse. A kitty anda a passar informações do interior da casa para o exterior.

Agente nº2

Nome: Tico José (O Infiltrado)
Idade: 1 ano
Passatempos preferidos: arranhar um sofá antigo; brincar com os brinquedinhos em forma de ratinhos peludos e jogar futebol com bolinhas fofinhas, sendo que a sua posição preferida em campo seja guarda-redes; apanhar moscas e mosquitos.
Comida preferida: Peixe do Oceano, fiambre, biscoitos passados pela água - é ele mesmo que os passa pela água.
Atitude Suspeita: Fareja tudo!
Parece que anda constantemente à procura de algo. Quando toca a campaínha ele é o primeiro a ir. Ele foi destacado para farejar alguma atitude inimiga supeita, de forma a dar cobertura à acção da Kitty.

Bons Sonhos

Estando um pouco febril, não consegui escrever algo que fizesse sentido, se é que no meu estado normal faço sentido.
Apetece-me apenas desejar a todos bons sonhos!!!
Virginia Woolf: "A noite é a vida transformada em sonho".

Friday, October 27, 2006

Mais um presentinho...

... para variar da RTP! Adorei a Grande Entrevista, ontem, com António Lobo Antunes.
É tão bom ouvir falar de literatura, enche-me as medidas. Adorei ouvir o escritor a falar sobre o seu processo criativo, sobre a sua relação com o mundo circundante, sobre a sua inspiração, sobre o seu conceito de liberdade (que achei particularmente interessante). Claro que o botãozinho do meu sentido crítico estava ligado, acho que devemos, enquanto espectadores, estar sempre munidos de sentido crítico.
Mais uma vez, expresso a minha tristeza pelo facto de as artes não serem reconhecidas, nem apoiadas.
Eu acho que o artista deve alimentar-se da sua criação, da sua arte e do seu génio criador, senão como conseguiria persistir e resistir às adversidades e à falta de reconhecimento?
Num momento em que se fala tanto no título de Melhor Português, na minha opinião deveria ser atribuído a alguém ligado à literatura. Deixem-me puxar a brasa para a minha sardinha :)
Mesmo tendo preferidos (realistas, modernistas), já ficaria sobejamente feliz se fosse alguém relacionando com a escrita.

Vídeo #4

Orson - No Tomorrow

... e porque hoje é SEXTA~FEIRA....
....e porque hoje está SOL.....


Como alguém disse:.. típica banda californiana:)

Thursday, October 26, 2006

Troca II


A troca do mês de Novembro teve de reflectir três cores, a meu ver, maravilhosas:
-rosa claro;
-rosa escuro:
-verde maçã.
Esta foi a minha escolha, que reflecte os gostos da minha swap partner. Vou enviá-la amanhã para .... não posso dizer.:)) Espero que ela goste!

Já agora aproveito para referir que aquela caixinha do Gil é um encanto, tem bolachinhas de manteiga, no seu interior, e 7% do seu valor reverte a favor da Fundação do Gil. Vou comprar uma para mim!!

Wednesday, October 25, 2006

Marie Antoinette

Filme delicioso sobre a vida de Maria Antonieta e sobre a condição feminina, em geral.
Sem querer desvendar muito, o filme começa com a entrada de Maria Antonieta, em França, literalmente nua e despojada de todos os seus pertences, quando só tinha apenas 14 anos.
Durante todo o seu percurso, a adolescente, vai sofrendo terríveis pressões por parte da família e de toda a sociedade. Daí o seu refúgio na ostentação, nas compras, na exuberância, no ócio, no jogo e nas festas; resultando, desta realidade, grande parte do descontentamento popular.
Finalmente, assiste-se a uma outra perspectiva de Maria Antonieta, sob a qual ela não é tida como devassa, nem doida, mas sim como sendo um resultado de todas as condicionantes.


O guarda-roupa é excelente: muitos sapatos, vestidos, rendas, cores, glamour. Diz-se que Sofia Coppola aproveitou o seu passado como estilista e foi a grande responsável de todo o guarda-roupa do filme.
Achei a banda sonoro maravilhosa e... claro que não podia faltar a maquilhagem luxuriante e as arrebatadoras perucas, bem ao estilo da época! Os bolinhos em miniatura e multicolores estavam um mimo.


Considero, ainda, a primeira parte do filme bem melhor que a segunda; talvez devido à quase ausência de diálogos, à leveza dos movimentos, à beleza e à qualidade da imagem.
Acima de tudo achei um filme feminino!!



O povo não compreendeu que a menina, com tanta pressão, necessitava de se refugiar na ostentação e na luxúria!!

É engraçado observar que, com o passar dos tempos, os sentimentos premanecem, as pressões continuam a ser exercidas sobre as mulheres e estas continuam a adorar fazer compras e comer bolinhos em miniatura multicolores :))

Tuesday, October 24, 2006

Imagem do Dia



Será que aquilo que mais adoramos pode fazer-nos tombar?
Será que aquilo que mais amamos pode constituir a nossa maior armadilha?

Monday, October 23, 2006

Empate

Fiz o questionário para saber qual das personagens da série
Sexo e a Cidade eu seria. Não é que fiquei com um empate.

Isto baralhou e alterou a perspectiva que tenho de mim própria e da minha vida. Como posso ter empatado? Será que sou uma mulher dividida entre duas personalidades? Será que ambas se complementam?
Acho que me arrependi de ter feito este teste.

You scored 30% Carrie
Your answers peg you as a Carrie-type, much influenced by the Air Sign qualities associated with Gemini, Libra and Aquarius. Like confident Carrie, a sex columnist, you're curious and perceptive, always seeking answers and never satisfied with the superficial. An Air Sign influence can lead to indecision and an avoidance of tough issues, like with Carrie and her on-again, off-again attachment to Mr. Big. Forward-thinking, incredibly intelligent and witty, you just exude quirky charm. You'd be utterly bored by someone who's just a pretty face or hot body -- though you don't mind looking and flirting! You're more turned on by an equally smart and funny mate, someone who challenges your mind and makes you laugh. You love to talk, so you need a good listener who's open to playful and eccentric ideas about love and lovemaking.
You scored 30% Charlotte
A romantic at heart, you chose the answers that demure Charlotte may have chosen. Strongly influenced by the intuitive, profound and sometimes naïve Water Signs -- Cancer, Scorpio and Pisces -- you're like a mother, a mystery and a poet all in one. Though on the surface you may seem innocent and all about seeking the good in people, beneath the surface, you hide secret yearnings for intimacy, for attachment and ideal love. You're seeking a knight in shining armor, a soul mate, someone who will complete you and tether you to the earth when you get carried away with your fantasies. You're super-sensitive, soaking up the moods of others; you emote freely, crying at commercials and sappy movies. You also provide a shoulder to cry on and open arms for hugs. Be careful that you're not so wide-eyed and trusting that you get taken in by some cunning wolf in sheep's clothing.

Saturday, October 21, 2006

No jardim da Amizade


Duas flores conheceram-se num jardim que mais parecia uma praça de touros.
Eram tempos difíceis, complicados, o cenário era hóstil e doloroso. Mas as duas florzinhas foram fortalecendo a sua amizade, embora possuíssem feitios e personalidades completamente distintas. Talvez por isso ambas se complementassem tanto.
Passados uns anitos, as duas florzinhas separaram-se, pois aquele jardim, onde estavam, fora apenas um palco transitório, uma fase na vida delas. No entanto, nunca perderam o contacto uma da outra. Elas foram-se falando por alturas de Natal, através das suas folhas-móveis. Mas aquele contacto sabia a pouco, a força das circuntâncias estava a dificultar a comunicação e a murchar amizade das duas florzinhas.
Contudo, num dia de Verão, as duas florzinhas voltaram a juntar-se! Quis a modernidade tecnológica e os novos meios de comunicação que tal contacto se proporcionasse.

De súbito as afinidades regressaram, assim como a cumplicidade. Apesar de tanto tempo separadas, as florzinhas, rapidamente fortaleceram os seus laços de amizade e as suas raízes estão mais fortes que nunca!

O girassol agradece a AMIZADE, a dedicação, a sinceridade, o altruísmo e a forte personalidade da margarida (entre outros valores tão importantes a ambas). A margarida é uma mais-valia importantíssima na vida do girassol. A margarida é uma flor linda!!

Chuva Oblíqua

Chove lá fora...


Eve´s Umbrella, by Apocryph


Chove no meu coração...
....nem as várias formas de arte, nem os artistas são devidamente apoiados, divulgados, valorizados no meu país.
As ciências humanas estão esquecidas... a humanidade está adormecida...
As artes não dão de comer...

Como explicar a um jovem, que enveredou pelo caminho das artes, que tem diante de si um futuro desvalorizado?

Por ser demasiado extenso, optei por não colocar aqui o poema de Fernando Pessoa que dá título a este post, para os mais curiosos:

Chuva Oblíqua




Thursday, October 19, 2006

Disse-se...

... As pessoas riem-se das outras para não chorar delas próprias ...

Video #3

Seven Days in Sunny June


O meu amigo Jay Kay soube que eu andava sempre a reclamar acerca do tempo, então resolveu mandar-me este video.
Pessoalmente adoro o video e a música. Esta minha opinião pode parecer um pouco enganadora, visto apreciar bastante as músicas deste grupo.
O que me fascina neste vídeo ( Jay Kay sabe disso, senão não mo teria mandado) é o guarda-roupa e todo o cenário envolvente, pois faz-nos transportar para o Verão, para um ambiente completamente relaxado e divertido.
A música a meu ver é divina... mas quem sou eu... há aqui "visitantes" mais qualificados para falar da composição musical. Mas, para mim é fantástica.

Wednesday, October 18, 2006

Amuletos


Inexplicavelmente, irracionalmente por vezes temos a necessidade de nos socorrermos de certos objectos, os quais, por qualquer significado ou empatia, passam a ser os nossos amuletos. Acreditamos que aqueles objectos têm uma vibração especial,que nos confere sorte, livra-nos dos males, ou pelo menos ajuda-nos a manter uma energia positiva.
Pois bem, eu tinha (tenho) um amuleto, uma pulseirinha comprada num local mágico e oferecida por uma pessoa mágica. No entando, há coisa de meio ano tinha-a perdido.

Procurei tudo, vasculhei as minhas milhentas carteiras, as minhas gavetas, as minhas centenas de caixinhas onde costumo colocar os meus acessórios, procurei nos bolsos de saias, casacos, calças e... nada.

HOJE, enquanto estava a dar uma aula, meti a mão ao bolso da minha gabardine preta, que já não usava há muitíssimo tempo e o que sinto... a minha pulseirinhaaaa. Ah fiquei tão feliz! Ah... que vontade tive de começar a pular e a dar beijinhos à minha pulseirinha de estimação, mas desconfio que, a partir desse momento, a minha credibilidade perante os meus alunos iria esmorecer, se não acabar.
Então contive-me, mas não deixei de soltar um sorriso de orelha a orelha. Enquanto isso o meu raciocínio baralhava-se, havia um misto de obrigação para cumprir, ao estilo de "Show must go on", e o meu estado de euforia:
"A minha pulserinha.... if clauses...A minha pulseirinha...green, white, what´s your name? ....A minha pulserinha.... Present Simple... A minha pulseirinha... pay attention please...A MINHA PULSEIRINHA!"

O curioso é que eu já tinha procurado naquele casaco comprido e não havia encontrado. Será que estava destinada por algum motivo a ficar, durante algum tempo, sem a minha pulseria preferida, sem o meu amuleto? Será que é a velha máxima a colocar-se em prática do "Quem muito procura nunca acha"? Será que a pulseira escondia-se, chateada comigo, por eu não estar a levar a minha vida da forma como ela me sussurrava?...



Não arranjei uma imagem da minha pulseira e estou preguiçosa para tirar fotografia, no entanto as contas são semelhantes à da imagem.

Tuesday, October 17, 2006

Falando do Tempo


Já tenho saudades do Verão.


Hoje choveu a cântaros, com direito a uns relâmpagos e tudo! Será que o Gordon ainda me persegue? Pelo sim, pelo não, sempre que troveja, coloco uns bigodes, uns óculos de sol e um sobretudo cinzento, de forma a não ser reconhecida por ele. Hoje isso aconteceu-me mesmo quando ia a conduzir, lá tive de parar o carro e colocar disfarce, não fosse o furacão lembrar-se de mim e acertar-me com um raio mesmo na pinha.
O problema real é que, com tanta chuva e dias monocromáticos, já cheira a casacos compridos, a dias curtos e tristes, a botas, a meias, a guarda-chuvas, a trânsito, a muitos cobertores na cama, a vontade de comer alimentos calóricos, a camisolas de gola alta, a cheias.....
Eu preciso do sol, é o meu planeta regente, é a minha fonte de bem-estar, de conforto e de optimismo.
Em suma, já tenho saudades do Verão . Ainda falta muito?
"Its raining cats and dogs."

Monday, October 16, 2006

Epifanias



Always & Forever

Hoje enquanto trabalhava em casa, no computador, ia ouvindo músicas no meu ITunes.
Foi quando esta música estava a passar, que algo revelador me ocorreu, um autêntico momento epifânico, digno de Aparição.
Durante a nossa vida temos autênticos momentos de revelação, em que parecemos que somos iluminados, vemos respostas às perguntas que há muito fazíamos. E olhamos para nós, para o nosso eu interior e dizemos "É isso mesmo, é isso mesmo".
Hoje tive um momento desses, foi durante esta música.

Eu não preciso, eu não preciso, eu não preciso...


Caixinha das sugestões: Se quiserem ponham a tocar esta música e concentrem-se, pode ser que também experienciem algo revelador... se não der, paciência , se calhar só funcionou comigo :p

Sunday, October 15, 2006

Blondie e a Autoridade

Há uns meses, na entrada para a minha garagem, tive outro encontro de 1º grau com um agente da autoridade; que sinceramente nunca gosto de ter, pois significa, normalmente, que algo está errado, ou estamos perdidos, ou fomos assaltados, ou cometemos algum crime!
Ora mesmo na entrada da minha garagem, existe uma situação digna de "Portugal no seu melhor", pois tenho que passar um semáforo, que fica mesmo em cima da entrada para a minha garagem, de forma a aceder à mesma. Consequentemente, estando sinal vermelho todos os moradores avançam na mesma, pois não vamos seguir para o cruzamento, apenas queremos entrar na garagem.
Um dia estava um senhor agente da autoridade na rua e viu-me a passar o sinal vermelho e veio ter comigo. Eu pensei "Ora bolas, tinha que ser comigo!". No entanto, mal começou a falar comigo, notei que ele próprio não estava muito confiante com o que estava a dizer, pois a situação é deveras estranha. Então pensei "Bem ele não está confiante, se calhar ainda me posso desenrascar. O cabelo loiro vai valer-me agora!"
Então, comecei a falar num tom de voz muito baixinho, vagarosamente, calmamente, e fui dando a entender que eu prórpia estaria muito confusa com aquela situação e que não sabia como reagir. Comecei a repetir muito o que ia dizendo, referindo sempre que já tinha comentando com meio mundo aquela situação, mas que ninguém me saberia explicar o que fazer. Fui também mexendo no cabelo, dando mesmo um ar de loira trenguinha (este é um adjectivo muito utilizado no norte). Por incrível que pareça, quando dei por mim, o senhor agente começou a recuar, paulatinamente, até que foi embora sem se despedir. Fiquei tão aliviada que entrei na garagem o mais rápido que pude, não fosse ele arrepender-se.




Nota: Acho incrível como os agentes da autoridade quando se aproximam das pessoas nem as cumprimentam, como aconteceu comigo e como já assisti com outras pessoas. Uma vez uma senhora ficou sem querer em cima da linha do metro e um agente chegou à beira dela e directamente perguntou "Onde tirou a carta?". Ora, acho que não é assim que se deve tratar os cidadãos comuns.

Futilidades à parte....


... parece que cada vez que entro numa loja, entro num sonho, no meu sonho mais fashion. Olho para a roupa e tudo parece reportar para o final dos anos 50, início dos anos 60. Em cada loja que se entra é como se entrássemos numa máquina do tempo. (isto se não ligarmos aos funcionários da loja, nem à musica que toca, nem aos carros que passam lá fora, nem aos restantes clientes... well I´m losing my point here...).
Antes era difícil arranjar roupa bonita, que fizesse lembrar essa época, com a qual a lorinha tanto se se identifica. É verdade, andava eu aos bocadinhos comprava um casaquito rosa com botões enormes aqui... comprava uns sapatinhos ali... umas malinhas quadradas com aquelas formas de fechar deliciosas, parecem mini porta-moedas,acolá... umas camisinhas noutro sítio. Contudo, não encontrava muita quantidade nem variedade, a não ser nos óculos de sol e alguma bijuteria.
Agora não! Agora tudo respira vintage, fico feliz!! O problema neste momento é outro: tentar conter-me, visto ser uma shopaholic assumida :)

Friday, October 13, 2006

Entidade Fragmentada

Salvador Dalí


... Por vezes sentimo-nos fragmentados.... parece que, ao invés de sermos um só, uma entidade coesa, unificada, somos fragmentos, nada mais que pequenos fragmentos circulares, esbatidos, que se vão perdendo, pairando no ar.... sem rumo , sem direcção... apenas pairam... sem sentido, nem orientação... esperando o dia em que possam, novamente, ser agregados à entidade suprema... que, na altura, será novamente...uma só, coesa... até lá só nos resta não perder de vista os pedacinhos de nós mesmos... para no fim o puzzle reunir-se por inteiro... para depois se fragmentar outra vez....

Marilyn Monroe


"Sim, li Joyce. Acha estranho? Desculpe-me. Sei que incomodo muita gente. Prometo emendar-me, tentarei não voltar a ler, excepto leituras aconselháveis para uma mulher com as minhas características.
Não estou a ser sarcástica... estou a dizer-lhe a verdade."


"Curioso: faço parte dos sonhos das pessoas, mas eu própria não consigo dormir. É muito curioso."



"Help! Help! I feel life coming closer, when all I want to do is to die"



"Sabe o que disse Albert Einstein quando lhe perguntaram se era feliz?
Não sabe? Disse «Não. Nem me faz falta.»
Não vou ser feliz, já sei. Mas não tem importância. A vida é muito maior do que a felicidade. "



"Quer saber qual a minha maior preocupação? Quer saber mesmo? Vai parecer-lhe ridículo: o que mais me preocupa é ter sempre comigo muito dinheiro trocado.
É muito simples: tenho de utilizar telefones públicos constantemente. A minha linha telefónica está sob escuta."


in Autobiografia de Marilyn Monroe

...to be continued...

Thursday, October 12, 2006

Party People


Eu adoro dançar! Adoro dançar e sair à noite!
Quando era mais nova as pessoas diziam..."Filhinha um dia vais ver que te vais cansar de dançar e de sair à noite. Com a idade isso passa".
Ora ca breca! Já estou crescidinha e ainda gosto de sair para dançar. Para mim dançar é uma terapia fabulosa, esqueço os problemas do mundo; além disso adoro música electrónica e adoro senti-la, ouvi-la in loco!
Mas agora tenho sentido alguns problemas em acompanhar as modas. Surgiram tantas diferenças em relação à altura em que eu comecei a sair à noite, ou saía com mais frequência.
Então proponho: A Evolução do Party People

1º O vestuário:
Antes: as pessoas tinham gosto em se vestir. Vestir para sair à noite!!! Por vezes até era melhor que sair à noite (ou talvez não), começávamos a preparar-nos cedo, vestíamos algo glamoroso e depois procedíamos a todo o restante ritual, a maquilhagem, os acessórios brilhantes. Ah! E só se usava roupa "para sair à noite", ou seja, roupa que não se usava no dia-a-dia. Era algo para demorar uma hora ou mais, só nos arranjos! A nível de calçado, só se poderia levar sapatos, pois na minha altura quem levasse sapatilhas corria o risco de não entrar na disco.
Agora: Sai-se como quem vai a um hipermercado fazer compras ou ao estádio ver uma partida de futebol. Vêem-se roupas normais, não há acessórios, não há brilho, perdeu-se o glamour. Até chinelos, chinelos(!!!) as pessoas levam para dançar. Pior, de fato de treino, talvez a imitar os hip-hoppers do Bronx, ou algo do género!

2º A dança:
Antes: As pessoas tentavam dançar de acordo com a música.
Agora: Não há diferentes tipos de música. O que está a dar é abanar o traseiro a noite toda! A música tornou-se, como que por magia, em kizomba e outras músicas que tal, em que se tenta abanar o dito cujo o máximo possível em menos tempo possível ( se calhar anda-se a fazer concursos nas discos e eu não sei de nada). É que, mesmo que a música esteja num ritmo mais parado.. não interessa nada!! Viva a proliferação desmedida do boootie shake! À noite tudo vira imitação da Shakira.
Outra regra, na dance floor, consiste em atirar o maior número de copos para o chão. Deve ser uma espécie de agradecimento aos deuses pela boa música que o DJ está a passar. Assim dançamos todos em cima dos copos, ao estilo de penitência ou de agradecimento (dependendo da perspectiva).

3º O engate:
Antes: As coisas eram feitas com estilo, com calma, com subtileza, com gosto.
Agora: Salve-se quem puder!! Eles e elas atacam sem dó nem piedade. Parecem náufragos com visões, em vez de verem pessoas vêem coletes salva-vidas e agarram-se a eles, sofregamente.


4º O pagamento:
Antes: Era um local de pagamento.
Agora: A última esperança dos encalhados da noite. Deambulam, aos zigue-zagues, já bêbedos, por ali para ver se ainda arranjam quem lhes pegue. Ou então querem passar à frente na fila...também pode ser.

Enfim, eu aceito o sinal dos tempos, acho que as situações e os hábitos devem mudar, é assim que se evolui. Como estamos na época do tasse bem e do tranquilo, é evidente que as pessoas lá querem ir mais confortáveis para as discos.... Mas sinceramente, pelo menos a dança, podiam salvar o amor à dança, à boa dança.. Pelo menos podiam dançar bem, de acordo com a música e sem atirar copos para o chão, de preferência.





Mas será que alguém, hoje em dia, sai para dançar, pelo prazer de dançar???

Wednesday, October 11, 2006

Nestes dias...


...tenho andado com menos tempo livre, daí não ter dedicado muito tempo ao bloguito. Além das aulas, tenho tido bastante trabalho a preparar as mesmas e a procurar material interessante para os alunos. Eu sei que muitos pensam que ser professor é só dar aulas. Ora antes fosse só isso, porque para mim dar aulas é a melhor parte da minha profissão, adoro dar aulas e o contacto com os alunos (uns mais que outros, é verdade), mas o trabalho que está por detrás das aulas é bem mais árduo e mais cansativo.
No entanto, tenho colocado algumas imagens e vídeos que de certa forma exprimem um pouco o que vou sentindo. Vou ainda comentando os blogs amigos... sim, porque isto dos blogs amigos...ai ai... já não passo sem eles ...

Tuesday, October 10, 2006

Vídeo# 2

Mylo


In my arms...baby...yeah

Monday, October 09, 2006

Lovely Swap


Hoje, quando me tocaram à campaínha dizendo que tinham uma encomenda para ... Miss Blondie ;) nem queria acreditar! Finalmente recebi a troca do mês de Outubro, veio dos EUA, mais precisamente de Phoenix, Arizona.
A troca é excelente, veio muito bem embrulhada, tudo foi feito com muito carinho. Tem marshmallows - que fazem parte do meu imaginário de criança, promovido pelos filmes americanos - tem stationary, tem fitas e linhas de ponto cruz, tem um porta retratos, tem uma malinha lindíssima feita pela própria, tem cookie cutters, entre outras coisas ...enfim... AMEI.
Até o meu gatito ficou curioso:)


Thanks FlamingoBreeze for this lovely swap, absolutely fantastic and tasteful. Even my cat loved it!! I can see that it was all wrapped with love and care...thank you very much. You are very talented, your handmade bag is beautiful! :)
Kisses from Portugal




Para os mais curiosos: www.flickr.com/photos/bllondiecat/

Sunday, October 08, 2006

...entretanto, na escola...

Rui Pimentel,
Visão nº623, 14 Junho, 2006

Saturday, October 07, 2006

Vídeo # 1

We are Scientists

Fantastic music... Great video

Uau... quem diria que um dia a lorinha iria conseguir colocar um vídeo em seu blog!
Estou a fazer progressos "internéticos"!
A escolha deste vídeo recaiu no facto de eu lhe achar imensa piada, pois não é todos os dias que se vê um urso a perseguir um grupo de músicos; por outro lado, adoro esta música. That´s enough for me!

Friday, October 06, 2006

Fragmentos

"Um artista pode sofrer muito, ser muito infeliz até à morte. Acredito mesmo que entre os artistas se enfileirem alguns dos grandes desgraçados da terra. No entanto, na desventura dum artista - por amarga que ela tenha sido - brilhou sempre um raio de sol. A sua desgraça não foi com certeza a duma existência vazia e desoladora - que é a maior e mais real miséria deste mundo.
O prazer de criar avantaja-se a todos. Em frente da arte, o artista esquece. A sua dor, se não se cura, suaviza-se pelo menos. A arte é um refúgio. Eis a sua única utilidade - digamo-lo baixinho: Se não fossem os belos livros da minha estante e as páginas de má prosa que escrevo de vez em quando, há muito que eu teria dado talvez um tiro nos miolos.
Nas suas grandes dores, que são uma guloseima negada ou um puxão de orelhas, a criança refugia-se juntos dos seus brinquedos e, abraça-os e beija-os. O artista, na sua angústia, consola-se com a arte. É que a arte é também no fundo um "brinquedo". Os homens são eternas crianças."

in O Incesto,
Mário de Sá Carneiro

Note-se a constante referência de Mário de Sá Carneiro à infância e ao campo semântico relacionado com infância, até mesmo na sua prosa.
"Cegas elas próprias (as mulheres), educarão mais tarde identicamente as filhas. E os homens clamam no seu orgulho revoltante dos machos.:
- A mulher é um ser inferior... em geral de pouca inteligência: fútil, má e falsa.
Mas decerto. É isso. É isso porque a fizeram assim. Fizeram-na assim os homens e ela mesma colaborou na sua destruição. As mães são as piores inimigas do seu sexo."
in O Incesto,
Mário de Sá Carneiro
Afinal as mulheres não se resumem a um bando de Pandoras, não possuem a caixa mágica que despoleta os males do mundo uma vez aberta... se calhar elas são as "vítimas" da sociedade machista e patriarcal...
P.S- Talvez devido ao layout deste post, surgiram algumas confusões relativamente ao conteúdo do mesmo. Note-se que aqui estão presentes dois momentos, que eu particularmente gosto e concordo, do livro que estou a ler. O texto que se encontra entre aspas não fui eu quem o escreveu, mas sim o génio do Modernismo Literário, Mário de Sá Carneiro. Se alguns visitantes foram induzidos em erro, a gerência pede desculpa pelo sucedido.:)

Thursday, October 05, 2006

Dia 5 de Outubro

Em Portugal, no ano de 1910, neste dia, foi proclamada a República Portuguesa, colocando um término na Monarquia Portuguesa, que governou durante mais de 7 séculos.


1º Presidente da República: Manuel de Arriaga

Sendo bastante curiosa, fui pesquisar a existência de outros acontecimentos relevantes que
que tivessem tido como palco o dia 5 de Outubro. Encontrei vários! (www.wikipedia.com)
Aquele que me chamou a atenção foi o início dado, em 1908, nos Estados Unidos da América, à venda do primeiro modelo automóvel produzido em massa, disponível para o vasto público - modelo Ford T.
Lembrei-me de uma frase peculiar que Mr. Ford dizia:" Podem escolher a cor que desejarem, desde que seja preto!"




FordT

Analogia (um bocadito forçada, confesso):

Da mesma forma que em Portugal o poder, o direito de voto e a eleição de um representante da Nação estaria, agora, disponível ao grande público; também nos EUA um novo carro estaria sendo colocado à disposição das massas.
Dia 5 de Outubro... o dia da massificação :)

Wednesday, October 04, 2006

Mais um Presentinho

Ontem a RTP1 presenteou-me com um programa do qual gostei bastante. Uma entrevista a Maria Filomena Mónica. Adorei ouvi-la e vê-la falar sobre a nossa sociedade em geral, sobre os portugueses, sobre a educação e achei deliciosa a sua constante referência a Eça de Queirós; grande autor que soube reproduzir lindamente, nas suas obras, a sociedade portuguesa da época... e a actual!!
Como estou um pouco saturada de falar sobre o estado da Educação do nosso país. Vou, apenas, sobressair uma ideia, da qual especialmente gostei (no seu discurso), que retrata a nossa sociedade, referindo o Zé Povinho, figura criada por Rafael Bordalo Pinheiro.
Sinceramente também eu nunca gostei do Zé Povinho, sempre o achei um mal-criadão de primeira.
Mas, ontem, Maria Filomena expôs bem a situação. De facto, segundo afirmou, os portugueses são medrosos, têm medo de serem diferentes, têm medo de se expor, nomeadamente, receiam enfrentar as autoridades, a justiça. Podem fazer as maiores aldrabices e os ditos manguitos por trás, mas pela frente do patrão, dum polícia, ou de qualquer entidade hierarquicamente superior, acabam por abanar a cabeça e concordar. Concordar, mesmo sabendo que estão certos, numa atitude de subserviência. Mas mal o outro vira costas... pimba...leva com manguito! (e sabe-se lá mais o quê)

Quando perguntaram a Eça a razão pela qual as suas personagens no seu exterior eram todos parecidos, ele respondeu referindo, que a sociedade portuguesa é assim, os portugueses nos seus actos, nas suas atitudes exteriores para com a sociedade são todos iguais. Acho que esta afirmação é de uma actualidade assustadora.

Dentro da mesma perspectiva e, agora, reportando à minha vivência com os outros, um facto que tenho observado é que os portugueses gostam de se afirmar como sendo os aldrabões, os pintarolas, os "chicos-espertos" que enganam toda a gente. É comum ouvir coisas como: "Ah! E eu até enganei o meu patrão", "Eu até tenho net à borla à custa do meu vizinho", "Se ele não paga o condomínio, eu também não pago", "Eu vou fazer uma aldrabice para não pagar."


Onde vamos parar? Que sociedade estamos a criar? Vamos ser eternamente a sociedade dos Zé Povinhos? Vamos andar a fazer manguitos nas costas dos outros eternamente?

Tuesday, October 03, 2006

Hoje...

Edward Hooper - "Hotel Loby"

... não me importava de finalizar este dia, sossegadinha, neste hotel, lendo um agradável e envolvente livro. Provavelmente estaria usando um vestido azul, ao estilo 50s, um colar e uma pulseira de pérolas brancas, umas sandálias de salto alto, mas confortáveis. Estando na entrada do hotel, estaria à espera de receber uma visita. Quem me vem visitar? Pois bem, é a propria "the one and only", a minha amiga, Jackie Kennedy. Ela pareceu-me preocupada ao telefone. Espero poder ser-lhe útil.

Monday, October 02, 2006

O Choque (literalmente)


Hoje vi uma fotografia da minha infância em casa de meus avós que gostei muito. Acho que já referi, é a fase da minha vida que mais guardo com carinho... A MINHA INFÂNCIA, altura em que o mundo era perfeito, altura em que todos estavam comigo.
Recordar a minha infância é também recordar o choque que apanhei. É verdade!! Já sei o que devem estar a pensar "Isso explica muita coisa!!".

Estava eu em casa, na altura um casarão, se compararmos com os cubiculos que hoje em dia habitamos, e pensei: "Vou brincar aos electricistas!". Coitadinha, na altura ainda não conhecia a minha ausência total de aptidão para electrónica.

Entao fui para a cozinha, aproximei-me da primeira tomada que me apareceu. Lá, antes do acontecimento, ainda mantive comigo mesma um diálogo/monólogo muito interessante.
Ora reparem, vou reproduzi-lo, tentando que fique o mais fiel possível do original:

Blondie1(a electricista): Bom dia minha senhora!
Blondie 2( a senhora): Bom dia Sr. Electricista!
Blondie 1: Então diga lá porque me chamou.
Blondie2: A parede da minha cozinha tem estes dois furos, queria que os tapasse... sabe fica muito mal. Eu e o meu marido convidamos as pessoas para virem cá jantar e estão estes dois buracos aqui na parede.. parece mal...
Blondie1: Tudo bem minha senhora, não se preocupe, eu vou tapar com este PARAFUSO (!!!!)
Tapo o primeiro buraco, nada acontece .
Blondie2(insatisfeita): Já agora queria que tapasse o outro buraco.
Tapo o 2º buraco.........

2109834iorijroieropirei8u905t6598r90ritjpeork+djdeowidwo1'1'103(&%$%&/()=)%$$/()=????=?=)=)()/(//&&%$%#$(/()/=)(?)=?)»?=»?=?)=/(/&&%%

E assim apanhei o choque da minha vida!!!!
Fui toda a tremer, com os cabelos estorricados (naaa isso é só nos filmes) contar à minha avó, mas ela não se acreditou, só quando olhou bem para mim, é que viu que não era mais uma das minhas brincadeiras e que de facto estava a tremer da cabeça aos pés!!
Ainda digo que tenho saudades da minha infância:)
Nota: Na fotografia devia estar a loirinha, uma criança com imaginação muito fértil e com um parafuso na mão.

Sunday, October 01, 2006

Marilyn Monroe

"Alguns anos antes de morrer, Marilyn Monroe colocou um anúncio no jornal que dizia: « Mulher simples, trinta anos, bem em todos os sentidos mas, até agora, muito pouco feliz no amor, com rendimento médio de quinhentos mil dólares por ano, procura homem honesto e sensível, pode ser calvo, para relação séria. Responder a Marilyn Monroe, Sutton Place, Nova Iorque». Não recebeu uma única resposta"

in Autobiografia de Marilyn Monroe

... to be continued...

Último Acontecimento

Aconteceu uma fatalidade no blog da loirinha...
... hoje quando cheguei a casa, liguei o meu computador, acedi ao blog e, para meu espanto, ficou tudo cor-de-rosa!!!
"Perdi tudo!!" - pensei eu para os meus botões, incrédula.
De facto, eu e as novas tecnologias nunca nos demos muito bem. Este blog estava a correr bem de mais, já era tempo de uma coisa destas acontecer-me.
Bem, mas vou contar tudo do início.
Hoje, antes de sair, estava a fazer os últimos updates ao meu blog, ao mesmo tempo que meu irmão mais novo jogava PES na X-Box. Ora, no meio de tantos berros do little brother, acompanhados da terrível pressão de já estar atrasada, lá devo ter seleccionado metade do template e seus códigos XPTO desapareceram, sem deixar rasto. Aniquilei os códigos. Sou uma code killer!

No entanto, agora, consegui recuperá-los. Note-se que estou orgulhosa de mim mesma, pois só eu sei o quanto não percebo nada deste mundo internauta, nem de códigos, nem de templates..
Enfim, ainda vou ter algum trabalho pela frente, principalmente para colocar os links dos blogs que não dispenso ler, a minha caixinha de música e, por último, tenho de encontrar o Pet Leo.
A propósito: Por favor, se alguém vir o Leo, o meu tigre cinzentinho, não lhe dêem de comer, encaminhem-no antes para o meu blog. Obrigada!

Moral da história: nunca aceder ao blog enquanto alguém ao nosso lado joga PES!!