Thursday, September 28, 2006

Cabeleireiros


Devo ser a única das mulheres que detesta ir ao cabeleireiro!
É um grande frete. Só vou mesmo, porque preciso cortar e acho que não conseguiria cortar o cabelo a mim própria.
Eu detesto ir ao cabeleireiro por várias razões.
Logo, quando entramos, deparamos com um cenário de terror, vemos uma sala cheia de cabelos no chão; mulheres de rolos e de papel de alumínio na cabeça; sentimos aquele cheiro hediondo das tintas que se usam para pintar os cabelos; vemos aquelas revistas cor-de-rosa espalhadas pelas mesas, cujos títulos invaravelmente são coisas como "Separados", "Juntos", "Infeliz", "Em férias".
Depois, ficamos eternamente à espera que nos chamem, enquanto isso, já fomos suficientemente torturadas com o barulho dos secadores. Mas pronto! Lá chegamos à famosa cadeira de lavagem de cabelos. Aqui, enquanto nos lavam o cabelo podem suceder-se duas reacções da menina: ou está em dia sim e aquilo até corre bem, parecendo uma massagem; ou ela está em dia não e quase nos arranca o couro cabeludo à "unhada".

Posto isto, lá passámos para a 2ª cadeira (bem mais confortável que a 1ª, pois não temos de colocar a cadeça em nenhum sítio específico), para secar e esticar.Que tortura. Puxam-nos imensas vezes o cabelo até ele ficar liso, às vezes parece que o cérebro vai sair, de tanto puxarem! Por outro lado, enquanto torturadas, somos obrigadas a falar da nossa vida ou da vida de alguém. Ora antes de me sentar nesta 2ª cadeira, entro em pânico "em quem falar; o que vou dizer da minha vida ou de quem vou falar?". Por sorte a minha cabeleireira sabe a minha profissão e então lá fala dos filhos e da situação deles na escola, eu vou palpitando. Ufff...
No entanto, já não é mau o suficiente estarmos ali com metade de cabelo molhado e ondulado, outra metade de cabelo seco e liso, com molas de cores esquisitas na cabeça, ainda somos observadas pelas outras clientes. Às vezes apetece-me levantar da cadeira e gritar bem alto "NÃO OLHEM PARA MIM... SINTO-ME VULNERÁVEL!!!".
Mas temo que não me levassem a sério e , entre dentes, dissessem algo como "É do secador, deve estar quente de mais, está a torrar-lhe os miolos, coitada!" e continuassem como se nada fosse.

Tuesday, September 26, 2006

Imagem do dia


Perigo: Machista ao volante

Monday, September 25, 2006

Leituras

Ode a Fernando Pessoa

Tu que tiveste o sonho de ser a voz de Portugal
tu foste de verdade a voz de Portugal
e não foste tu!
Foste de verdade, não de feito, a voz de Portugal.
De verdade, e de feito só não foste tu.
A Portugal, a voz vem-lhe sempre depois da idade
e tu quiseste aceitar-lhe a voz com a idade
e aqui erraste tu,
não a tua voz de Portugal
não a idade que já era hoje.
Tu foste apenas o teu sonho de ver a voz de Portugal
o teu sonho de ti
o teu sonho dos portugueses
só sonhando por ti.
Tu sonhaste a continuição do sonho português
somados todos os séculos de Portugal
somados todos os vários sonhos portugueses
tu sonhaste a decifração final
do sonho de Portugal
e a vida que desperta depois do sonho
a vida que o sonho perdisse.
Tu tiveste o sonho de ser a voz de Portugal
tu foste de verdade a voz de Portugal
e não foste tu!
Tu ficaste para depois
e Portugal também.
Tu levaste empunhada no teu sonho
a bandeira de Portugal
vertical
sem pender para nenhum lado
o que não é dado pra portugueses.
Ninguém viu em ti, Fernando,
senão a pessoa que leva uma bandeira
e sem a justificação de ter havido festa.

Nesta nossa querida terra onde ninguém a ninguém admira
e todos a determinados idolatram.
Foi substituído Portugal pelo nacionalismo
que é a maneira de acabar com partidos
e de ficar talvez o partido de Portugal
mas não ainda talvez Portugal!
Portugal fica para depois
e os portugueses também
como tu.
Almada Negreiros

Auto-Retrato (1943), Almada Negreiros
A conclusão deste poema é-nos familiar? Será contemporâneo?

Sunday, September 24, 2006

Sonoridades


Acerca dos Scissor Sisters:

Folheando uma revista onde aparecem os Scissors Sisters vestidos de fatos coloridos e apertadinhos, bem ao estilo disco, glam pop/rock...
Emissor 1: É preciso ter coragem para aparecerem assim ao mundo.... (num tom apreciativo, note-se)
Emissor 2: Tal como o Marilyn Manson...

Será que até neste aspecto os opostos tocam-se??
Quanto a mim, sendo uma fã incondicional da música de dança, electrónica, prefiro os primeiros... sem dúvida!!!

Já agora para os interessados e/ou curiosos visitem o site que vale bem a pena www.scissorsisters.com
Nota ao Post: Eu adoro associação de ideias... grande fonte de sabedoria e reflexão :)

Someone said...

... só escreve quem é infeliz...

Someone thought...


...se calhar nos momentos infelizes temos a necessidade de passar as nossas emoções para o papel, precisamos de compreensão e de compaixão; a escrita é quase como que um processo de catarse....
...contrariamente, nos momentos de felicidade, estamos demasiadamente envolvidos e absorvidos pela situação de felicidade, logo não precisamos de pausas para reflexão nem de passar para o papel os nossos sentimentos, não há partilha de emoções.....
Ultimate conclusion....
... os nossos momentos de felicidade são de puro egoísmo...

Trocas


Griséu é uma menina muito simpática e talentosa que fui conhecendo durante as minhas férias de Verão. Além de me ter proporcionado um interessante contacto com a cultura da sua região (ai os Olhos de Sogra... nham nham, que saudades:)), abriu-me os horizontes "internéticos" (gosto desta palavra), dando-me a conhecer um cantinho muito simpático. Esse cantinho chama-se Flickr!
Flickr, para quem desconhece, é um sítio onde se podem colocar fotografias nossas no nosso endereço e ainda em grupos. Assim, podemos encontrar grupos das nossas preferências e colocar lá as nossas imagens, contribuindo, desta forma, para um enorme banco de imagens.
Um desses grupos existentes chama-se Colloriffic Swap-O-Rama. Este grupo destina-se a efectuar trocas com gente de todo o mundo, de acordo com o tema específico de cada mês. Existem várias regras interessantes. A troca nunca é directa, ou seja, eu envio a minha troca para uma pessoa, mas recebo a troca vindo de outra; o que torna ainda mais engraçado todo o processo.
Ah! Dentro dos elementos que se podem enviar, temos de incluir algo feito por nós (handmade); mas como não tenho muito jeito para craftwork, optei por fazer um marcador de livros em ponto-cruz. (deve ser dos poucos trabalhos manuais que sei fazer!). A selecção pode ser feita de acordo com o gosto do nosso receptor. Daí eu ter incluído doces, missangas, botões e material da Hello Kitty.
Como a data de envio começa a partir de amanhã, já posso revelar a minha troca, mas ainda não posso revelar quem a vai receber! O tema de Outubro é laranja e roxo. Esta foi a minha escolha.
Espero que ela goste!!!

Se quiserem visitem-me no Flickr e vejam as minhas fotografias e grupos através do endereço:

Finalmente consegui criar o mosaico da minha troca, graças claro... à simpatia da Griséu. Mais uma vez Obrigada!!!;)

Thursday, September 21, 2006

Abaixo o Gordon! - Parte I I- O Diário de uma Sobrevivente

Finalmente a trovoada parou! Escapei por sorte! Mental note: nunca dizer mal de nenhum fenómeno da natureza!

Enquanto debaixo da cama, estive a reflectir sobre o sentido da vida; é engraçado que nos momentos de maior aflição começamos a rezar, pensamos no sentido da vida, ou talvez fazemos nehuma das opções, ao invés cantamos hits dos anos 80. (é uma possibilidade)
No meu caso, deu-me para a reflexão; entao lembrei-me de uma expressão que diz o seguinte, "Se a vida te dá limões, faz limonada". Ora, não sei se aceito muito bem este tesouro das expressões idiomáticas. Eu sempre detestei limonada, sou obrigada a fazê-la , só porque a vida não me deu laranjas, nem papaias, nem outro fruto docinho? Será que a vida tem de ser sempre ácida e amarga? Não me parece. Ainda se os limões viessem acompanhados com um pacotinho de açúcar, aí ficaria a limonada mais docinha, mas nem isso! Ou será que temos de fazer limonada para os outros? Ou seja, o que a vida nos dá temos de despachar para os outros? Se calhar é isso!
Seja como for acho que não concordo muito com essa expressão. Espero que a vida nunca me atire com limões, pois não vou fazer limonada!

Abaixo o Gordon!

Este furacão está a irritar-me, tem a mania que é mau lá por se chamar Gordon e fazer lembrar o herói valente Flash Gordon. Mas de valente não tem nada. É um furacãozinho, que não destrói nada, pobrezinho.
Ainda por cima o único estrago que causa é no meu humor e no meu cabelo... agora pareço o Marco Paulo nos seus tempos aureos, com cabelo estilo carapinha!
Vai-te embora ohh Gordon que ninguém te quer.
Tens cara de mau, trazes rajadas de vento, ondas maiores que o normal, és a notícia que abre os telejornais, mas daí a te achares um furacão valente ainda falta muito!! Vai para casa comer mais sopinha! Ou então muda de nome!
..........................................................................................................

Caros leitores deste blog, começou a trovejar, acho que isto é um sinal dos céus avisando que ofendi o Gordon e ele está chateado comigo; ele começou a mandar-me com raios. Acho que corro perigo! Vou esconder-me debaixo da minha cama, porque ele deve estar a fazer-me pontaria; venho já.
Over

Tuesday, September 19, 2006

Leituras

Hoje decidi, finalmente, gastar o cheque brinde oferecido à minha pessoa por altura de meus anos, em livros que já há muito queria comprar.
Então no meu cesto constaram:
*Poemas de Almada Negreiros
*As Farpas de Eça de Queirós e Ramalho Ortigão
*O Incesto de Mário de Sá Carneiro
**uns livros dedicados ao ensino precoce do Inglês

Optei maioritariamente por Literatura Portuguesa, o que normalmente não faço; pois, entre um Fernando Pessoa ou um Camilo Castelo Branco, trago sempre comigo um Oscar Wilde , uma Virginia Woolf, um Dostoiévsky, um Fitzgerald, um Hemingway...
Mas hoje não!! Foi tudo nacional! Será que ando numa fase em que o nacionalismo está-me mais à flor da pele? Será que ando com saudades da boa Literatura Portuguesa?
O meu subconsciente deve estar a tentar entrar em contacto comigo... vou concentrar-me.

Monday, September 18, 2006

Infância


Às vezes dá vontade de regressar à bela infância, assim numa espécie de viagem no tempo. Apetece tanto ser transportada no tempo para, segundo a datação no verso da fotografia, "Fevereiro 79". A letra é da minha mãe, pois tem uma caligrafia garrafal, até um míope, sem óculos e com os olhos semi-fechados conseguiria ler a letra da minha Mãe.

Gostaria de regressar ao MEU mundo perfeito, cor-de-rosa; onde todos queriam e zelavam pelo meu bem; onde eu era a menina bonita que queria ser professora, ou bailarina ( efeitos da série Fame), ou patinadora artística; onde os membros da minha família eram os meus heróis e as melhores pessoas do mundo e arredores.

Como eu adorava o meu cavalinho de madeira, que posteriormente foi partido pelos meus tios, que se lembraram, também eles na altura, de regressar à infância e brincar com ele.

O cão branquinho, posteriormente tentou morder-me, mas o meu herói, o meu Pai, deu-lhe um chuto, que o pobre do animal até voou do cimo das escadas, aterrando no último degrau (esta história foi contada pelo autor do chuto, o meu Pai e eu acredito, pois ele nunca me mentiu! Era esse o nosso pacto :)).

A bolachinha na mão foi, posteriormente comida por mim ou talvez tenha dado ao cão, pois sempre tive "peninha" dos animais. Já na altura evidenciava uma certa apetência por comida, situação que me acompanha até os dias de hoje.

Quem me dera regressar à infância!! :))

Dualidades

Eu devia...

Eu preciso...

Não me apetece... tenho preguiça...


Eu não devia...

Eu não preciso assim tanto...

Apetece-me... tenho vontade...

Tuesday, September 12, 2006

Letra Maiúscula

Já há bastante tempo, tenho vindo a observar que as pessoas escrevem os nomes próprios utilizando letras minúsculas. Isso intriga-me, pois sempre aprendi que nomes próprios, nomes de países, etc... se escrevem com letra maiúscula.
Será que hoje em dia as pessoas, como andam sempre muito apressadas, optam por escrever os nomes com letra pequena, de forma a ser mais rápido? Ai que chatice, agora mudar pá letra grande... que preguiça.
Será que as pessoas deixaram de ter assim tanta importância na vida umas das outra? E.... "tunga". ..levas com a letra minúscula, seu insignificante!
Eu já tentei! Confesso que sim! Pois, estando quase na fase dos trinta, deu-me assim uma vontade de singrar neste mundo actual e novo da escrita e da forma de tratamento, começando a escrever os nomes com letra minúscula. Para ser fixe...e tasse bem.. e a cota até é cool!!
No entanto, não consegui devido à minha vozinha interior, que dizia sempre "E se a pessoa leva a mal?"; "Estás a referir-te a uma pessoa, não é a um objecto."; "Mais respeitinho pelos outros, não? Miss Blondie!!".
Bem, com esta voz constantemente nos meus ouvidos (ou coração) em tom de reprovação, tipo "shame on you"; acabei por não prosseguir com a minha demanda em querer ser actual, cool, se-eu-quiser-até-escrevo-os-nomes-em-minúsculas tipo de pessoa. Então, lá continuei a escrever os nomes com letra maiúscula.
Sou antiquada! Perdoem-me!

Nem tudo....

...que parece é.

Monday, September 11, 2006

Imagem do Dia


Despite all, the nation rises again
Há cinco anos, neste dia, após um exame de Literatura Norte-Americana ( o que não deixa de ser curioso) , estava colada à televisão com pele de galinha, assistindo incrédula ao ataque constante à Nação que, na altura,eu perspectivava como sendo intocável.

9/11

So-Called Heroes

Poema em Linha Recta

Nunca conhecí quem tivesse levado porrada.
Todos os meus conhecidos têm sido campeões em tudo.
E eu, tantas vezes reles, tantas vezes porco, tantas vezes vil,
Eu tantas vezes irrespondivelmente parasito,
Indesculpavelmente sujo,
Eu, que tantas vezes não tenho tido paciência para tomar banho,
Eu, que tantas vezes tenho sido ridículo, absurdo,
Que tenho enrolado os pés publicamente nos tapetes das etiquetas,
Que tenho sido grotesco, mesquinho, submisso e arrogante,
Que tenho sofrido enxovalhos e calado,
Que quando não tenho calado, tenho sido mais ridículo ainda;
Eu, que tenho sido cómico às criadas de hotel,
Eu, que tenho sentido o piscar de olhos dos moços de fretes,
Eu, que tenho feito vergonhas financeiras, pedido emprestado sem pagar,
Eu, que, quando a hora do soco surgiu, me tenho agachado
Para fora da possibilidade do soco;
Eu, que tenho sofrido a angústia das pequenas coisas ridículas,
Eu verifico que não tenho par nisto tudo neste mundo.

Toda a gente que eu conheço e que fala comigo

Nunca teve um acto ridículo, nunca sofreu enxovalho,
Nunca foi senão príncipe —todos eles príncipes— na vida...
Quem me dera ouvir de alguém a voz humana

Que confessasse não uni pecado, mas uma infâmia;
Que contasse, não uma violência, mas uma cobardia!
Não, são todos o ideal, se os oiço e me falam.
Quem há neste largo mundo que me confesse que uma vez foi vil?
Ô príncipes, meus irmãos,
Arre, estou farto de semideuses!

Onde é que hà gente no mundo?
Então sou só eu que é vil e erróneo nesta terra?

Poderão as mulheres não os terem amado,
Podem ter sido traídos —mas ridículos nunca!
E eu, que tenho sido ridículo sem ter sido traído,
Como posso eu falar com os meus superiores sem titubear?
Eu, que tenho sido vil, literalmente vil,
Vil no sentido mesquinho e infame da vileza.
Álvaro de Campos

Voo 93


United 93 foi um filme de que gostei, tratando-se basicamente de um documentário.
Realista e comovente, principalmente no momento em que os passageiros iam ligando aos seus familiares e amigos, a fim de se despedirem.
Despoleta uma reflexão sobre a condição humana e sobre as atitudes que podem ser desencadeadas por determinado tipo de situações, nomeadamente as que se prendem com o risco iminente de perder a vida. Para não referir, obviamemente, os acontecimentos paralelos, que iam tendo lugar nesse dia fatídico.

O realismo ficou também a dever-se à escolha do elenco, actores desconhecidos.... fizeram acreditar e viver momento a momento...
Imperdível... principalmente para quem viveu o dia 11 de Set. passo a passo...

Saturday, September 09, 2006

Conversas

Foi mais ou menos assim: eu aproximei-me do tapete rolante com as minhas compras e reparei que a senhora estava nervosa, havia qualquer coisa no seu sorriso e na sua expressão facial que denunciou o seu nervosismo.

Srª da caixa (atrapalhada porque não conseguia abrir os sacos): Ai estes sacos colam-se muito!
Blondie (tentando ser simpática e descontraindo a senhora): É mesmo, estes sacos são complicados por vezes de se abrir!
Srª da caixa(ouvindo a música que passava no momento): iiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii (!!!!!) ... o homem que canta não sabe mais letra nenhuma!
Blondie: Pois...não sabe as vogais todas... ehehe
Srª da caixa: Não sabe o alfabeto.
(risos)
Srª da caicxa: (pegando no cartão): muito obrigada....... (depois corrigindo) Muito obrigada não, tenho de lhe devolver ainda o cartão.
Blondie (sorrindo): Pois de facto fazer-me-ia falta!
Srª da caixa: Pois é, eu não podia fazer nada com ele, era para a colecção.
Blondie: Pois ficava com a carteira mais recheada.
Srª da caixa: ...E quando houver só um cartão para tudo...em que ficam prai 5 cartões num só...e depois se o perdemos...vai ser uma chatice....
Blondie: Pois... esse cartão parece aqueles shampôs, que têm não sei quantos, num só.

Mas que conversa mais bizarra!!!! Tentando colocar a senhora mais à vontade, acabei por não controlar o que dizia, compactuando com uma conversa completamente "nonsense".

Thursday, September 07, 2006

Ilusão Óptica

Ora atentem para a cruz que se encontra no centro da seguite imagem...

Giro, não é?? Agora comecem a cacarejar :D
Agora podem parar... Podem parar... Oooops onde se desliga isto?

Presente

Ontem a RTP1 presenteou-me com um filme de Hitchcock, "Dial M for Murder", em Português "Chamada para a Morte"; em Italiano "Il Perfetto Delitto". Já há bastante tempo que não assistia a um programa televisivo, neste caso um filme, com tanto gosto. Foi um daqueles momentos em que a casa poderia vir abaixo, poderia ocorrer um terramoto, que nada me arrancava da frente da minha TV.

Wednesday, September 06, 2006

I rule... Saturn!!!

De acordo com um questionário extremamente fiável, eu deveria comandar o planeta Saturno! Se assim é...onde devo assinar?



You Should Rule Saturn
Saturn is a mysterious planet that can rarely be seen with the naked eye.
You are perfect to rule Saturn because like its rings, you don't always follow the rules of nature.And like Saturn, to really be able to understand you, someone delve beyond your appearance.
You are not an easy person to befriend. However, once you enter a friendship, you'll be a friend for life.You think slowly but deeply. You only gain great understanding after a situation has past.



http://www.blogthings.com/whatplanetshouldyourulequiz/

Estranhas realidades

Não percebo (...) como existem tantas escolas a fechar todos os anos e, paralelamente:

- vemos turmas com mais de 25 alunos (apresentando, muitas vezes, nacionalidades diferentes; isto sem mencionar outro tipo de heterogeneidades);

- assistimos a um elevado número de alunos que, aquando das matrículas, andam de escola em escola, a bater à porta a "mendigar educação", tentando descobrir uma vaga, já que os estabelecimentos de ensino encontram-se sobrelotados;

- temos tantos professores no desemprego.

Também não percebo a razão pela qual os Enc.Ed. fazem tanto barulho sobre determinados assuntos (a meu ver menores) e não se importam que os filhos se encontrem em salas a rebentar pelas costuras, onde o ensino se processa de forma similar à produção em massa. Ensino esse que não atende às especificidades de cada aluno, nem tem condições para isso.

Tuesday, September 05, 2006

I´m loving it

... toda esta confusão no futebol, dá-me vontade de rir...
... estou a gostar, podem continuar...

Friday, September 01, 2006

Só em Sonhos

A partir de hoje a Loirinha passa a residir neste belo exemplar da arquitectura moderna.
Venham visitar-me!!! :D



F. Lloyd Wright, "Casa Cascata" ("Fallingwater House")

Further Information: http://pt.wikipedia.org/wiki/Casa_da_Cascata

Notícia de Última Hora

Ao que parece recuperaram "O Grito" de E. Munch! Estou feliz! Gosto tanto desta obra prima da escola Expressionista, era uma pena andar perdida, longe da nossa vista, longe do nosso coração.

O grito surdo e angustiante, resultante de uma realidade que nos prende e sufoca....